SABIA QUE...?

Fevereiro 05 2005
artr.jpg




Artrite reumatóide: uma das doenças reumáticas mais graves



É possível começar, de forma súbita ou mais lenta, a sentir dores e dificuldades de movimento. As mãos, pés, joelhos ou cotovelos ficam doloridos e inchados e o movimento torna-se, de facto, difícil. Quando isto acontece, podemos estar perante uma das doenças reumáticas mais graves – a artrite reumatóide, que afecta mais de cinco milhões de pessoas, em todo o mundo, e entre 30 a 40 mil portugueses.


artri.jpg




«A artrite é uma doença reumática articular crónica, em que o sistema imunológico ataca o tecido que reveste e protege as articulações (membrana sinovial), causa inflamação e desencadeia um processo de erosão de cartilagens, ossos e ligamentos, que são destruídos com o tempo, daí que, quando não se consegue parar a inflamação, possam surgir deformações», explica o Prof. Jaime Branco, reumatologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.



Trata-se de uma doença mais frequente nas mulheres do que nos homens, numa proporção de três para um, com dois picos de incidência. Um por volta da 4.ª e 5.ª décadas de vida e, depois, nas pessoas mais idosas, a partir dos 65 anos, onde a prevalência continua a ser predominantemente nas mulheres, mas já numa relação menor.



Embora se desconheça a causa desta doença, existem múltiplos factores associados aos indivíduos atingidos por artrite reumatóide. Os genes parecem determinar, a priori, quais são as pessoas cujo sistema imunológico é mais susceptível de ser atacado pela doença.

Assim, factores infecciosos, hormonais ou ambientais poderão contribuir para que um indivíduo que possua uma certa susceptibilidade, geneticamente determinada, possa vir a desenvolver esta patologia.



Artrite reumatóide: uma das doenças reumáticas mais graves


Artrite reumatóide: pequenas articulações


Artrite reumatóide: diagnóstico precoce


Artrite reumatóide: como funciona a articulação



A responsabilidade editorial e científica desta informação é da Medicina e Saúde

publicado por Lumife às 14:04

mais sobre mim
Fevereiro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
14
15
19

20
23
24
25

27
28


pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO