SABIA QUE...?

Janeiro 26 2005
sal.jpg



.


• SAL


Portugueses são os maiores consumidores da Europa.


A DECO lança um alerta para os perigos do sal, em particular no pão. Os portugueses são os maiores consumidores da Europa deste condimento. Um consumo muito acima dos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde.




A Defesa do Consumidor (DECO) analisou 150 alimentos consumidos pelos portugueses e verificou a existência de quantidades significativas de sal. Nuno Lima Dias, coordenador do estudo da DECO, revela à TSF os perigos escondidos no sal.



«Poucos consumidores sabem, que uma simples carcaça de pão tem mais sal, em proporção, tem mais sal do que as batatas fritas de pacote ou os aperitivos de milho», explica Nuno Dias.



«Nas refeições pré-preparadas, como as pizzas, o consumidor ingere de uma só vez mais de 80 por cento do valor máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que são seis gramas diários para um adulto», sublinha.



Perante os resultados do estudo, Nuno Lima Dias deixa um apelo à Direcção-Geral de Saúde: «A DGS deve estabelecer metas quando ao consumo de sal. Mas não deve ser apenas uma declaração de intenções, devem ser postas em praticas medidas que permitam alcançar a diminuição de sal».



«Por outro lado é importante fazer campanha que ensinem o consumidor a reduzir o consumo de sal, mantendo o sabor dos alimentos. E deve também existir uma rotulagem obrigatória onde conste a quantidade de sal dos produtos», sublinhou.





publicado por Lumife às 02:24

Estou lixado... sou incapaz de comer algo sem uma pitadinha desses grãos preciosos!Carlos Tavares
(http://o-microbio.blogspot.com)
(mailto:carlos.roquegest@mail.telepac.pt)
Anónimo a 26 de Janeiro de 2005 às 15:39

mais sobre mim
Janeiro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
14

16
17
20
21
22

23
28
29

30
31


pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO