SABIA QUE...?

Agosto 03 2005

O Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, cremos que é na infância que esta se deve iniciar para podermos aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança.



Na sociedade actual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, factores que contribuem para aumentar a ansiedade, dispersão, falta de atenção e concentração.



As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação.



As possibilidades tornam-se infinitas, mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o facto de orientar as crianças não as deixando ao acaso.



As Disciplinas técnicas do Yoga-Sámkhya (o poderoso e sapiente Yoga primordial, com mais de 6000 anos de existência, anterior à perda da potência que os sucessivos desmembramentos do Yoga causaram), respeita princípios no que diz respeito à manutenção e formação deste ser tão especial em transformação e desenvolvimento que é a criança:

Preserva e mantém a sua flexibilidade, pureza, imaginação, criatividade e grande capacidade de aprendizagem.

Acrescenta capacidade de concentração, crescimento saudável, respeitador e exponencial.
Confere forte base ética e moral de respeito por si, pelo próximo e pela envolvente humano cósmica e planetária.

Prepara para o formidável choque hormonal da adolescência de forma criativa e não traumática e se continuar a praticar em adulto fortalece para o segundo choque biológico hormonal (das andro e menopausas), mas também para as alterações pontuais hormonais do dia a dia (agressividade, desafio, competição), mantendo sempre um emocional positivo.




O Yoga-Sámkhya dispõe de 12 Disciplinas Técnicas para o desenvolvimento total do ser humano.


Com as crianças utilizamos 11 Disciplinas Técnicas aplicáveis a este grupo etário uma vez que ainda se encontram em crescimento e maturação, (por exemplo, Ásana: posições psicobiofísicas, Pránáyáma: exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa, Dhyána: concentração e meditação pelo controlo de frequência das ondas mentais, Yoganidrá: técnicas de relaxamento físico, emocional e mental, Kriyá: tonificação e limpeza orgânica e Kírtana: domínio de sons extroversores e da Harmonia).



Assim sendo, dando resposta a todas estas dimensões da pessoa, da criança, a abrangência do Yoga, permite a transição para uma vida mais harmoniosa, mais agradável e em pleno exercício da cidadania, onde a competição é substituída pela colaboração, o stress pelo humor e o amor do poder pelo poder do amor.



O Yoga ajuda a criança a caminhar com maior consciência e segurança, oferecendo-lhe a possibilidade de conviver com o melhor de si própria, ensinando-lhe a harmonizar as suas energias, proporcionar-lhe um FUTURO RISONHO e FELIZ.



Dr.ª Rosa Xufre

Educadora de Infância

Professora de Yoga para Crianças há 23 anos, tendo como Mestre Jorge Veiga e Castro.
Para mais informações, contactar:

Associação Lusa de Yoga

Telefone: 217 802 810




publicado por Lumife às 22:57

I'm back! :-)Carlos Tavares
(http://o-microbio.blogspot.com)
(mailto:carlos.roquegest@mail.telepac.pt)
Anónimo a 5 de Agosto de 2005 às 11:38

EU ADORO VCS BELEZA MANDA UM OI P/ MIM BEIJOS!








SILMARA RAMOS a 13 de Abril de 2006 às 15:16

mais sobre mim
Agosto 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO