SABIA QUE...?

Novembro 17 2004


As declarações dos ministros Rui Gomes da Silva e Morais Sarmento sobre os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI constituíram uma «pressão ilegítima» e uma «ingerência na independência dos órgãos de comunicação social», concluiu o inquérito da Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), apresentado ao final da tarde.



A AACS tece duras críticas às intervenções de membros do Governo nesta área.



O organismo considera que em relação aos comentários de Marcelo Rebelo de Sousa não faz sentido invocar o direito ao contraditório. Por outro lado, refere que se os membros do Governo se sentiram ofendidos com as suas intervenções, deveriam ter requerido o direito de resposta ou de rectificação, o que não se verificou.



Em relação à conversa mantida entre o presidente do grupo Media Capital, Pais do Amaral, e Marcelo Rebelo de Sousa, a AACS refere que o teor da mesma não «pode ser comprovado com rigor», uma vez que os dois intervenientes apresentaram versões muito diferentes, mas o simples facto de esta conversa ter tido lugar e nas circunstâncias em que decorreu pode ser interpretável como «um condicionamento da intervenção do comentador».



A AACS realça também o facto de esta conversa ter decorrido na ausência de José Eduardo Moniz, considerando que o presidente da Media Capital «interferiu na área do director de informação da TVI, infringindo a sua liberdade editorial».



.


Alexandre Costa



(in Expresso Online)


19:21 17 Novembro 2004

publicado por Lumife às 21:36

Era tão evidente que só isso é que podia ser concluído.
E agora? Eles vão continuar a tentar controlar tudo...
Abraço.Nilson
(http://nimbypolis.blogspot.com)
(mailto:nimby33@hotmail.com)
Anónimo a 18 de Novembro de 2004 às 18:57

mais sobre mim
Novembro 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

18
19
20

22
25
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO