SABIA QUE...?

Novembro 16 2004
getimage.jpg



.



Grupo de cientistas franceses são responsáveis pela investigação


Sida: Nova descoberta abre perspectivas para o desenvolvimento de uma vacina



.



Um grupo de investigadores franceses anunciou ter produzido com êxito anticorpos capazes de bloquear, em laboratório, a infecção de células humanas (linfócitos) por diferentes estirpes do vírus da sida, revela um artigo publicado hoje na revista Immunology.



Estes resultados, obtidos "in vitro" por duas equipas do Centro Nacional de Pesquisa Cientifica, de Paris e Estrasburgo, "abrem perspectivas interessantes para o desenvolvimento de uma vacina contra a sida", dizem os investigadores.



Mais de vinte anos após a identificação do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), a epidemia da sida permanece como um dos maiores desafios da saúde pública à escala mundial, sendo uma preocupação para a comunidade científica a necessidade de descobrir uma vacina.



Um dos desafios desta investigação é conduzir à produção de anticorpos neutralizantes, para travar a infecção de novas células e, ao mesmo tempo, reduzir o número de partículas virais e o número de células infectadas de maneira latente nas diferentes reservas do vírus, escondidas no organismo.



Os anticorpos produzidos nos organismos de coelhos bloquearam em proveta a invasão dos glóbulos brancos, necessários à defesa do organismo, pelas diferentes estirpes do vírus da Sida, sendo o HIV-1 o mais frequente.



De acordo com os investigadores, foi a primeira vez que os anticorpos dirigidos contra uma proteína de envelope do HIV-1 reagiram às diferentes estirpes testadas.



A descoberta poderá entrar na composição de vacinas experimentais, com finalidade preventiva ou terapêutica, para os seropositivos.



.


(in Público)


publicado por Lumife às 23:12

Mais um sinal de esperança... todos os anos surge alguma coisa!Carlos Tavares
(http://o-microbio.blogspot.com)
(mailto:carlos.roquegest@mail.telepac.pt)
Anónimo a 17 de Novembro de 2004 às 10:16

mais sobre mim
Novembro 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

18
19
20

22
25
27

28
29
30


pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO