SABIA QUE...?

Novembro 09 2004
820b775dbc084030.jpg



.






O escritor António Lobo Antunes é hoje homenageado, em Lisboa, numa sessão comemorativa do 25º aniversário da sua carreira literária, durante a qual será apresentado o seu novo romance «Eu Hei-de Amar Uma Pedra».



A sessão começa às 18 horas no Teatro de São Luiz, em Lisboa, a par de uma exposição sobre a vida e obra de Lobo Antunes, patente no Jardim de Inverno do teatro e comissariada por Patrícia Reis e Henrique Cayatte.



«Serão realizadas 10 cópias dos módulos desta exposição que irão circular por várias escolas e bibliotecas do país», revelou fonte da sua editora. Além da exposição, a homenagem contará também com uma apresentação da obra do autor de «Fado Alexandrino».



«Cada vez mais português», conforme disse em entrevista à agência Lusa, António Lobo Antunes afirma-se «escritor a tempo inteiro».



Prefere não falar dos livros que escreve, pois «os livros têm vida própria e falam por si», mas revelou que o título do livro «Eu Hei-de Amar Uma Pedra» foi adoptado de uma moda do século XIX que Vitorino lhe cantava e da qual «não se conhece o autor» mas «é um tema popular que encerra uma grande sabedoria».



Os títulos das obras, defende o autor, surgem depois de o livro ter começado ou mesmo até só depois dele terminado. Lobo Antunes não tem o título em mente à partida, mas realça «que mais tarde ou mais cedo ele aparece».



Neste livro surge novamente Lisboa, o bairro do Beato, a «Photografia Royal» mas, como afirmou à Lusa, uma cidade que descreve como a «sua Lisboa».



«Um território afectivo que é meu, não necessariamente a Lisboa tal como todos nós a vemos. É como a Benfica de que falo noutros livros... essa Benfica fica noutro lado», explicou Lobo Antunes.



A homenagem à carreira do escritor será encerrada com um espectáculo protagonizado pelos artistas Kátia Guerreiro, Vitorino e Janita Salomé.







10:09 9 Novembro 2004


(Rui Ochoa/Expresso)

publicado por Lumife às 19:54

Lumife, postaste aqui algo de agradavelmente útil.
Não sabia e passei a saber. Claro, que não irei lá, até porque o tempo escasseia para estes lados. Mas gostei de o ler. Vai ver (se estiveres interessado) Sintra Medieval. Abraço e inté.Espectro #999
(http://visoes.weblog.com.pt)
(mailto:amiljitsu@sapo.pt)
Anónimo a 9 de Novembro de 2004 às 20:28

mais sobre mim
Novembro 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

18
19
20

22
25
27

28
29
30


pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO