SABIA QUE...?

Junho 28 2005
androide.jpgEstados Unidos, 27/06/2005 - Um andróide, "cópia" do escritor de ficção científica Philip K. Dick, foi criado como um tributo ao homem que escreveu muitos contos a respeito de andróides. Ele pisca, sorri, gesticula e é capaz de reconhecer pessoas, graças às câmeras atrás dos olhos.




Uma lagosta robô e o andróide que reconhece pessoas e responde suas perguntas são dois dos mais inusitados participantes da "NextFest", uma feira anual de alta tecnologia promovida pela revista Wired em Chicago. O evento exibiu tecnologia futurista com semelhança espantosa com a vida. "A diferença entre animais e robôs é que os robôs ficam presos, enquanto os animais sempre encontram um jeito de se esgueirarem para onde querem", disse Joseph Ayers, engenheiro e inventor, da Universidade de Boston.




Suas lagostas robotizadas, projetadas para caminhar pelo piso do oceano e localizar minas marítimas, estão equipadas com "neurônios" que permitem que elas descubram o caminho em torno de obstáculos da mesma forma que lagostas reais fariam. Empregando músculos mecânicos sequenciados, produzidos com a mesma malha metálica usada em implantes de pacientes cardíacos, Ayers disse que seu trabalho pode um dia conduzir a próteses de comportamento mais humano. Ele espera reduzir os componentes mecânicos que acionam os movimentos do robô ao tamanho de um chip de computador.



Também em exibição na NextFest, que aconteceu neste final de semana, os visitantes puderam conferir um veículo que combina jet-ski e submersível, um jogo virtual de hóquei no ar e projetos de grandes empresas, como os veículos acionados a hidrogênio desenvolvidos pela General Motors e tecnologias da General Electric para geração de energia e tornar potável a água do mar.



Outro robô que se assemelha a um pequeno tanque de guerra com patas estava sendo observado pelo major Jeff Stone, que visitou a feira depois de passar em uma exposição do Exército norte-americano. "Nossos soldados adoram essas coisas", disse Stone, em referência ao Packbot, da iRobot, dos quais cem estão trabalhando no Iraque, desarmando e detonando bombas. Os soldados norte-americanos encarregados de operar esses robôs de US$ 100 mil chegam a dar apelidos carinhosos a eles.



A iRobot também levou à exposição sua linha de aspiradores de pó automatizados. Por US$ 329, as versões mais avançadas podem ser programadas para trabalharem enquanto não há ninguém em casa.



Perto dali, um soldado, sargento Robert Atkinson, explicava o funcionamento de um traje militar do futuro, criado na oficina do Exército dos EUA, em Massachusetts. "Isto é o conceito de um monitor flexível que mostra a taxa de batimentos cardíacos e respiração e projeta imagens de um robô voando adiante."



O traje, que pode chegar aos campos de batalha dentro de 20 anos, também é equipado com músculos artificiais que se contraem para ajudar o soldado a carregar um colega ferido.



Companheiro para idosos


O robô mais parecido com seres humanos exibido na feira foi o andróide que é um "clone" do escritor de ficção científica norte-americano Philip K. Dick, criado pela companhia iniciante Hanson Robotics, de Dallas. O fundador da empresa, David Hanson, trabalhou anteriormente na Disney.



Sentado naturalmente em um sofá, o andróide Dick possui expressões humanas como sorriso e piscadas e respondia a visitantes da feira por meio de um programa que utiliza um banco de dados com 10 mil páginas de escritos de Philip K. Dick, nascido em Chicago. Câmeras atrás dos olhos do robô permitiam a ele "reconhecer" pessoas que visitaram o estande mais de uma vez.



Inicialmente, os andróides poderão um dia se tornar companhias para idosos, afirmou Steve Prilliman, da Hanson Robotics.



A vida como ela é foi representada na feira por um gato leopardo clonado e seu "pai". Um homem perguntou se um clone de um gato clonado seria possível ou se um clone poderia ser criado. Para ambas as perguntas a resposta foi "sim" e ele disse a um amigo: "Você é o próximo."





(Reuters)

publicado por Lumife às 18:26

mais sobre mim
Junho 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
17
18

20
22
23
24
25

26
27
29
30


pesquisar
 
eXTReMe Tracker
blogs SAPO