
O Comité de Protecção aos Blogueiros - criado há um mês para defender os direitos de quem tem seu blog (um site pessoal) na Internet - está convocando essa comunidade na Web para participar de uma campanha pela libertação de dois colegas iranianos.
O Comité está pedindo a todos que têm um blog para que dediquem seus sites nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro, ao "Dia pela Libertação de Mojtaba e Arash".
Arash Sigarchi e Mojtaba Saminejad são blogueiros e estão presos no Irão. O governo do país não divulgou a razão pela qual eles foram presos - sabe-se apenas que é por causa de seus sites -, mas recentemente os dois haviam criticado o governo por prender outros blogueiros do país.
Com um controle intenso da mídia de forma geral no país, o governo iraniano vem, há algum tempo, apertando o cerco também aos blogs.
Acções
"Tenho esperança de que esse dia vai fazer as pessoas concentrarem sua atenção (no problema da censura de blogueiros)", disse Curt Hopkins, director do Comité.
O Comité tem uma lista de acções que, segundo ele, podem ser adoptadas pelos blogueiros, incluindo escrever para as embaixadas do Irão.
"Se você tem um blog, o mínimo que você pode fazer é não pôr nada no blog a não ser "Dia pela Libertação de Mojtaba e Arash", disse Hopkins.
"Isso quer dizer que você pode ver essa frase 7,1 milhão de vezes. Só isso já vai dar uma nova luz à situação", acredita ele.
Terra de ninguém
O Comité de Protecção aos Blogueiros foi criado pelo blogueiro americano Curt Hopkins e a vice-presidente é Ellen Simonetti, comissária de bordo demitida e blogueira.
Ela lançou a Lei de Direitos dos Blogueiros Internacionais, uma petição global para proteger o trabalho dos blogueiros. O objectivo é ser uma organização de informações e apoio aos blogueiros, em especial, e ao direito de livre manifestação.
Technorati, um site de busca de blogs, acompanha cerca de 6 milhões de blogs e diz que mais de 12 mil são acrescentados diariamente.
Segundo um centro de pesquisas americano, um blog é criado a cada 5,8 segundos.
(BBC Brasil)