
Um estudo promovido pelo governo do Reino Unido concluiu que uma boa maneira de evitar excessos de seus motoristas é vigiá-los permanentemente com a ajuda do GPS (Global Posiotioning System), sistema de transmissão de dados via satélite que permite saber a localização de algo ou alguém em qualquer parte do globo terrestre.
Um dispositivo instalado no automóvel monitoraria a sua velocidade e localização. Em caso de abuso, seus freios seriam accionados automaticamente ou o seu acelerador seria cortado. O Departamento de Trânsito britânico afirmou que não tem planos para tornar o sistema obrigatório, mas em Londres os motoristas que o adoptassem poderiam ter como incentivo um desconto na taxa para rodar no centro da cidade, que hoje é de oito libras (cerca de R$ 33).
O projecto para o sistema de vigilância dos automóveis é conduzido em parceria com a universidade da cidade de Leeds, e custou dois milhões de libras (cerca de R$ 8 milhões) até agora. Os pesquisadores envolvidos no estudo acreditam que, caso ele fosse implantado, poderia salvar mais de mil vidas ao ano em acidentes evitados.